O desenvolvimento não pode continuar a passar ao lado da nossa freguesia


Esgotos que correm por escadas em Cortegaça


O desenvolvimento do Concelho de Sintra assenta, ou devia assentar, sobretudo em três pilares principais: Património Natural e Ambiental, Educação/Cultura e Turismo.

Estes três eixos revestem-se de uma enorme importância num país periférico, como Portugal, que cada vez mais, nos últimos anos, se tem dotado de meios significativos, voltando a sua economia para que se possam receber, da melhor forma possível, os milhares de turistas que, anualmente, nos visitam.

Num mundo altamente competitivo, estes vectores são cada vez mais os pontos-chave das preocupações dos políticos em geral, e dos autarcas em particular, para que o país ou região se tornem mais apelativos, não só para as suas populações, mas também para quem os visita.
A Freguesia de Pero Pinheiro, e mais particularmente Cortegaça, tem sido ao longo dos anos, uma clara antítese deste pressuposto.

De facto, inserida numa zona de indústria com forte impacto ambiental, decorrente da extracção e transformação de pedras ornamentais, nada tem sido feito em termos ambientais.

Percorrendo a Freguesia, por todo o lado proliferam as antigas pedreiras utilizadas como depósitos de lodos, restos de pedra e outro lixo, sem qualquer preocupação pelo património natural, nem qualquer acção que vise evitar e contrariar tal situação.

O desleixo pela componente ambiental toma proporções extremas em Cortegaça, sendo uma das localidades da nossa Freguesia e do Concelho de Sintra, sem rede de águas residuais domésticas, cujos esgotos escorrem pela via pública, como a água no leito de um rio, fruto da inoperância demonstrada ao longo do tempo.

Simultaneamente, verifica-se que as populações não dispõem de qualquer Parque Verde na Freguesia, do qual possam usufruir com os seus familiares e amigos, onde possam desfrutar de algumas horas agradáveis, em convívio com a natureza.

Ao nível da Educação/Cultura, é premente a criação de programas que possam melhorar a qualificação das pessoas, dotando-as de ferramentas para se tornarem cada vez mais empreendedoras e capazes de criar sinergias que possam conduzir ao seu desenvolvimento pessoal e social.
Deste modo, será também necessário dotar a Freguesia de mais e melhores equipamentos.

Lamentavelmente, também se assiste ao abandono dos fontanários que fizeram parte da vida das pessoas num passado recente, e que ainda hoje, apesar de já não representarem um equipamento fundamental, revestem-se de grande importância arquitectónica e cultural.

A Freguesia de Pero Pinheiro pode e deve tornar-se em mais um dos pontos de atracção do Concelho de Sintra e entrar na rota dos turistas.

Como por todos é reconhecido, é um dos mais importantes pólos de transformação de rochas ornamentais, a nível mundial. Impulsionados por este facto, torna-se necessário e fundamental desenvolver actividades que possam atrair a esta terra pessoas vindas de outros lugares, para que possam visitar e ver tudo o que de bom tem para oferecer este lindíssimo recanto da zona norte do Concelho de Sintra, dinamizando desta forma a nossa economia local.

Torna-se fundamental e urgente que, com imaginação, dinamismo e muito trabalho, todos unidos possamos agir, no sentido de atingir o desenvolvimento que a Freguesia de Pero Pinheiro merece e necessita, não permitindo que o mesmo continue a passar-nos ao lado, como tem acontecido ao longo de todos estes anos.

Pedro Francisco

1 comentário:

  1. Camarada Pedro Francisco,

    Agradeço bastante as tuas palavras e alegro-me pela campanha realizada pelo PS Sintra na luta pelas próximas Autárquicas. Uma campanha marcada pela auscultação dos problemas das freguesias mediante audições públicas e visitas no terreno. Uma campanha ao lado do povo e pelo povo.

    Eu próprio tive o prazer de comparecer na audição pública realizada na minha freguesia de Algueirão-Mem Martins.

    Espero que continues a lutar por um Pêro-Pinheiro melhor. Aliás estás muito bem colocado na lista, uma boa oportunidade para fazeres ouvir a tua voz socialista.

    Os meus parabéns pelo percurso e força nisso! Por Sintra.Por Si!

    ResponderEliminar