9 de Setembro de 2009 - Rota das Rochas Ornamentais
















No dia 9 de Setembro, Ana Gomes, acompanhada de Teresa Caleja e elementos da nossa equipa, fez um périplo por algumas Empresas de Transformação de Mármores e Granitos, na nossa Freguesia e na Freguesia de Montelavar, designadamente: GraniSintra - Mármores e Granitos, Lda; Mármores Timóteos, Lda; Mármores da Granja; Janotas & Simões, Lda; e Ezequiel Francisco Alves, Lda.


Preocupada com a crise que este sector económico atravessa, Ana Gomes quis, in loco, perceber as dinâmicas de cada empresa para fazer face às dificuldades presentes. Encontrou empresas de pequena e média dimensão, familiares, cujo know-how geracional é desenvolvido e actualizado pelos mais jovens, que mostram vontade de procurar novos mercados e novas formas de trabalhar, inovando.



Sobre o apoio da actual Câmara Municipal de Sintra a esta indústria, foi-lhe respondido “não há qualquer tipo de contacto com os industriais ou mostras de preocupação face à crise no sector ”, disseram. Esta indústria envolve o emprego de cerca de 3 000 pessoas, é o motor económico das Freguesias a Norte do Concelho de Sintra, com particular incidência em Montelavar e Pêro Pinheiro. A ausência de uma política concelhia para a criação de parques industriais, que permitam uma laboração eficaz e competitiva, é uma das graves lacunas apontadas por parte das empresas visitadas, assim como a ausência de planos de promoção da indústria e dos seus produtos quer a nível nacional, quer internacional.

www.porsintraporsi.net




Sem comentários:

Enviar um comentário